unicargas© 2018 | Política de Privacidade

Unicargas, E.P. Rua Sanzalas Cabinda S/N, Luanda - Angola

(Sede) + 244 919 737 789 - (Comercial) + 244 919 737 750                geral@unicargas.co.ao

Nota Importante:  Mensagem do Coordenador de Gestão à Pandemia da COVID-19. Lêr mensagem ›

Unicargas é Certificada com Declaração de Conformidade

13 de Julho de 2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Comitê Nacional do Código para Protecção de Navios e de Instalações Portuárias (o código ISPS) afeto ao  Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA) certificou, em Luanda, a 30/06/20, a Unicargas, com uma Declaração de Conformidade de Instalação Portuária. Com a validade de seis (06) anos, isto é, 2020/2026, o documento atesta que a empresa está dentro dos padrões recomendados a nível de segurança para as instalações portuárias, cumprindo com os regulamentos internacionais.

 

Anteriormente a Unicargas funcionava com certificações provisórias, com duração de três (03) a seis (06) meses. Com mais investimentos nos equipamentos de segurança, nomeadamente o aparelho Ray-X, Catraca, Detector de Metal Pórtico, Cancela Electrónica, CCTV e Sala de Monitorização, aquisição de viatura de segurança, de mais e melhor equipamento de protecção individual (EPI) para os  colaboradores, maior controlo da gestão dos resíduos sólidos, gestão e manuseamento de cargas perigosas, sinalização, vedação das áreas restritas, a formação dos técnicos, bem como a instalação da balança, que permite controlarmos a pesagem exacta das cargas a embarcar em observância a convenção SOLAS. Por isso, merecemos a competente certificação de seis (06) anos. Em termos operativos mantêm-se a observância dos tipos de navios e cargas a operar. No entanto, o certificado é um ganho, uma conquista e vitória que garante mais confiança e conforto perante os nossos parceiros. O objectivo é mantermos e continuarmos a melhorar os método de actuação acrescido de investimentos para continuarmos a ser dignos desta certificação.

 

Boletim Informativo Unicargas (BIU) - Quando é que este processo começou e que estratégia obedeceu?

 

Edivaldo Januário/Director da Direcção de Segurança Empresarial (EJ/DSE) - Anteriormente funcionávamos com declarações provisórias, trimestrais e semestrais, porque não atingimos as recomendações do Código de Internacional para Protecção de Navios e de Instalações Portuárias (ISPS). Desde 2018 a Unicargas vem investindo em sérias medidas de segurança, tendo como princípio a identificação das vulnerabilidades no Terminal Polivalente Unicargas (TPU), de acordo as recomendações das autoridades que velam pelas instalações portuárias. Em função da localização das vulnerabilidades elaboramos um plano de superação e apresentamos às autoridades. Disso resultou a realização de vários investimentos, mediante a formação dos técnicos e aquisição de equipamentos como aparelho Ray-X, Catraca, Detector de Metal Pórtico, Cancela Electrónica, CCTV e Sala de Monitorização, aquisição de viaturas de segurança e de equipamentos de protecção individual (EPI) dos colaboradores, maior controlo da gestão dos resíduos sólidos, gestão e manuseamento de cargas perigosas, sinalização e vedação nas áreas restritas, etc.

 

Um dos grandes investimentos feitos foi a instalação da  balança, que permite controlarmos a pesagem exacta das cargas a embarcar em observância a convenção SOLAS. Esta balança está devidamente calibrada de acordo a entidade competente.

 

BIU - O que é que este certificado representa para Unicargas?

 

EJ/DSE - É uma grande conquista, um ganho e vitória. Com este documento somos bem visto no pais e no estrangeiro, porque operamos navios de passageiros de alta velocidade, navios de carga de alta velocidade e navios de cargas diferentes do acima referidos. E porque o nosso terminal é hoje certificado tal qual o nosso plano de segurança. É momento de alegria e de satisfação porque fomos capazes de provar para as autoridades nacionais e internacionais ao nível da Guarda Costeira Americana que são auditores da IMO. Portanto, fomos premiados com esta certificação.

 

BIU - Tempo especial exige medidas especiais. Neste momento em que vivemos uma fase especial derivado da Covid-19, que medidas de segurança dispõe o TPU?

 

EJ/DSE - Para além das medidas profiláticas de limpeza geral, desinfecção dos pneus e maçanetas das viaturas,  portas, escritórios e de todas as superfícies nos gabinetes, desinfecção das mãos com gel ou lavagem com água e sabão, o uso das máscaras faciais obrigatórias, luvas e a medição da temperatura individual, a Unicargas disponibilizou, para a gestão do Ministério da Saúde, um Posto de Observação e Isolamento a possíveis casos da Covid no TPU. Porém, procedemos a montagem de dois (02) túneis de desinfecção, instalados na direcção da empresa e no TPU. Dito isso, a segurança vem em primeiro na Unicargas, e por isso, é uma constante.

 

 

 

Texto: Anacleto Mateus, GCII